Sindicato dos Atletas faz testes para jogos da Copa

02/08/2013

O Sindicato dos Atletas de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores - UGT, realizou na quarta-feira (1) no campo do Nacional, na Água Branca, o quarto e último jogo teste em cidades sedes da Copa do Mundo em 2014. O jogo aconteceu às 13hs, mesmo horário que serão realizados os jogos no Brasil e foi acompanhado por fisiologistas para avaliar os efeitos da temperatura no corpo dos atletas e se essa temperatura pode causar danos a saúde dos atletas.

 

Já foram realizados jogos testes em Manaus, Fortaleza e Brasília, mas até agora ainda não se tem um resultado. O Sindicato dos Atletas de São Paulo tem apoio da Fifpro (Federação Internacional de Futebolistas profissionais), entidade que após os resultados vai encaminhas propostas à Fifa para se discutir alterações nos horários dos jogos. 

 

Vinte a quatro partidos da Copa do Mundo de 2014 estão marcadas para serem realizadas às 13hs e se o resultado for prejudicial a saúde dos atletas Rinaldo Martorelli, presidente da entidade, promete levar a questão aos tribunais. 

 

 A tecnologia que vem sendo utilizada para medir a temperatura dos atletas é pioneira. Os jogos e as condições dos atletas, vem sendo acompanhada por profissionais do Instituto de Fisiologia do Exército. 

 

Os testes consistem em cada atleta ingerir uma cápsula com um sensor térmico e a cada quinze minutos a equipe médica mede a temperatura do corpo do jogador por meio de um receptor. Os dados serão enviados a um computador que vai analisar e emitir um resultado.