UGT-ES assume compromisso com pauta da igualdade racial

09/09/2013

A União Geral dos Trabalhadores do Espírito Santo (UGT-ES) assumiu compromisso com a temática racial no Estado. O acordo foi feito na III Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Aracruz- ES, após eleger quatro delegados, sendo a maior bancada dos representantes dos trabalhadores da região. A UGT-ES foi à única Central que participou do evento.

 

”Para nós da UGT-ES foi um avanço, pois a pauta do movimento sindical se fez presente na Conferencia aprovando propostas que visam o combate à discriminação racial criando ferramentas dentro das convenções coletivas”, afirmou o membro da diretoria da UGT-ES, Gutemberg Guedes.

 

No evento também foram eleitos os 28 delegados que irão representar o Espírito Santo na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília.

Dentre os principais pontos discutidos na Conferência estava a avaliação dos avanços obtidos na redução das diferenças e os desafios a serem enfrentados após 10 anos da implantação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Também foi reafirmado e ampliado o compromisso governamental e da sociedade brasileira no enfrentamento ao racismo, além de analisadas propostas de recomendações para este enfrentamento no âmbito dos poderes executivo, estadual e municipal com a discussão de mecanismos de institucionalização e implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade (SINAPR).

 

A Conferência foi organizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Movimentos Sociais da Casa Civil e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti).

 

III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

A III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegadas(os) participam do evento. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem até 30 de agosto, debatem os assuntos que destrincharão o grande tema central da III Conapir: "Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo".

 

O Brasil tem uma notável trajetória na realização de Conferências, que ganharam progressivamente o papel de importante instrumento de participação social para a discussão, elaboração e controle das políticas públicas. A interlocução com todos os segmentos da sociedade civil, estados e municípios é decisiva para a construção de um novo Brasil, pois confere maior legitimidade às ações de governo e torna o país uma referência para outras nações do mundo.

A III Conapir foi convocada pela presidente Dilma Rousseff por meio de Decreto em 16 de abril de 2013.

Por: ASCOM UGT-ES com informações do Governo do Estado