Plásticos, químicos e farmacêuticos de Criciúma se filiam a UGT Santa catarina

12/09/2013

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma, representante de mais de 10 mil trabalhadores no Sul do Estado, anunciou disposição de se filiar à União Geral dos Trabalhadores (UGT). “Estamos há mais de um ano discutindo esta situação, debatendo com os companheiros, ouvindo as bases e na última reunião da diretoria tomamos esta posição por unanimidade, por vermos na UGT a possibilidade de realizarmos um trabalho de organização da classe trabalhadora em toda região sul do Estado”, explicou o presidente do sindicato, Carlos de Cordes, o Dé. Antes de tornar pública a posição do sindicato dos plásticos, químicos e farmacêuticos, a diretoria executiva se reuniu com a diretoria da UGT em Santa Catarina, liderada pelo presidente Waldemar Schulz Júnior, o Mazinho. 

 

Criciúma tem um simbolismo especial na história do sindicalismo brasileiro e os plásticos e químicos, atualmente, é um dos mais conceituados e respeitados sindicatos de Santa Catarina, por sua organização, lutas e conquistas; tê-los entre nós é um orgulho e uma satisfação”, disse Mazinho, garantindo a criação de uma estrutura em Criciúma para ser sede macrorregional sul, com jurisdição entre Imbituba e Passo de Torres. 

 

O ex-presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma Ailson Tournier será o coordenador do organismo regional. A União Geral dos Trabalhadores é a maior central sindical de Santa Catarina, com 145 sindicatos filiados e com estruturas macrorregionais montadas nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Norte do Estado e, agora, na região Sul, com a adesão dos plásticos, químicos e farmacêuticos. 

 

Na região de Criciúma estão entre os filiados os sindicatos dos trabalhadores no comércio, vigilância, frentistas de postos de combustíveis e de revenda de gás, asseio e conservação entre outros. Conforme Carlos de Cordes, para que o processo de filiação seja concluído a diretoria vai convocar uma assembleia geral específica para este fim para ter o aval de toda categoria, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.