Trabalhadores de Manaus realizam o 1º de Maio unificado

26/04/2013

 

 

      

 

 

Lideranças e representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central e Força Sindical, vão realizar o 1º de Maio Unificado, que acontece na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Desta vez, as centrais elegeram seis bandeiras de lutas: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - que proíbe demissões imotivadas; fim do fator previdenciário; direito à igualdade de oportunidade; desenvolvimento nacional com valorização do trabalho; e 70 anos do salário mínimo.
 
Cerca de 300 trabalhadores participaram do lançamento oficial do evento, que contou com a participação do secretário municipal de Trabalho, Guto Rodrigues; do titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Dermilson Chagas; do diretor da CNTM, Carlos Lacerda; do diretor do SINE-Manaus, Adonai Sabá; dos vereadores Joãozinho, Jaqueline e Terezinha Ruiz; do deputado estadual Orlando Cidade; do músico Américo Madrugada, além de vários dirigentes sindicais. Extenuado pela comemoração dos 100 dias à frente da Prefeitura, o prefeito Artur Neto não pode comparecer ao evento, mas mandou avisar que vai estar ao lado dos trabalhadores em qualquer circunstância.
 
Escolhida pela vez como principal palco do Dia Internacional do Trabalhador, a praia da Ponta Negra se prepara para receber uma vasta programação artística e cultural, incluindo diversas modalidades esportivas.

De acordo com Vicente Filizzola (Força Sindical), Paulo Guerra (UGT) e Osmeth Duke (Nova Central), o 1º de Maio Unificado promete ser “o maior festival de prêmios já organizado na capital”, e tem o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado do Amazonas.
 A expectativa das centrais é levar à Ponta Negra um público superior a 20 mil pessoas, número registrado no Dia do Trabalhador do ano passado.

Todas as centrais foram convidas a participar do evento, porém somente três compareceram: UGT-AM, Nova Central e Força Sindical. Esperamos fazer o maior e melhor eventos neste primeiro de Maio.