Mutirão da Empregabilidade da Diversidade é realizado em SP

21/02/2024


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) uniram esforços para realizar o Mutirão da Empregabilidade da Diversidade, evento que aconteceu na Praça das Artes, Anhangabaú, no Centro de São Paulo, ao longo da terça-feira (20).


Idealizado por Cleonice Caetano, vice-presidente da UGT, diretora do SECSP e Coordenadora Nacional do Mutirão, o evento aconteceu em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e a Coordenadoria Municipal de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo, onde forma realizados 2844 atendimentos, contando com a participação de 16 empresas que ofereceram 1.756 vagas de emprego. 


Dentre os presentes, destacaram-se figuras importantes como Léo Áquila, Coordenadora Municipal de Políticas LGBT, e Soninha Francine, Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura, enfatizando a importância da diversidade e inclusão no mercado de trabalho.


Os (as) diretores (as) do SECSP Marinaldo Medeiros, Cremilda Bastos e Antônio Duarte estiveram no evento que comemorou o Dia Mundial da Justiça Social.


Essa iniciativa representa um passo significativo na promoção da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, demonstrando o comprometimento das empresas e das autoridades municipais em garantir oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.


A presença de representantes do poder público e da sociedade civil reforça a importância de ações conjuntas para combater a discriminação e promover a igualdade de oportunidades. 


Eventos como o Mutirão da Empregabilidade da Diversidade não apenas abrem portas para aqueles que muitas vezes são marginalizados, mas também contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e respeitoso para todos e todas.


Por meio de parcerias e colaborações como essa, é possível avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a diversidade é valorizada e respeitada em todos os setores da sociedade.


Ações como o Mutirão da Empregabilidade da Diversidade não apenas beneficiam os indivíduos em busca de oportunidades de trabalho, mas também fortalecem a cultura organizacional das empresas e promovem um ambiente mais acolhedor e diversificado toda classe trabalhadora.


Espera-se que iniciativas como essa inspirem outras instituições a adotar práticas inclusivas e a promover a diversidade em seus ambientes de trabalho, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.