Comerciários de SP perdem Rubens Romano

05/05/2022


A categoria comerciária perdeu, no dia 21 de abril, Rubens Romano (91), uma das grandes figuras do movimento sindical brasileiro e incansável guerreiro da defesa dos direitos dos (as) trabalhadores (as) do comércio de São Paulo.


Entrou no sindicato no começo da década de 80, juntamente com Gino Vaccaro, do Conselho Fiscal da entidade. “A maior parte dos trabalhos realizamos juntos. As visitas nas lojas e os plantões de domingo no clube de campo de Cotia”, explicou Gino.


O conselheiro lembrou que foi Rubens Romano que o trouxe para o sindicato e que, como dirigente sindical, ajudou muita gente.


Romano foi presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo de 1989 a 2003. Um período em que o Sindicato ampliou suas ações e suas atuações em defesa da categoria. “Um homem de grande coração”, expressou Antonio Evanildo Rabelo Cabral, diretor de Educação, Formação Profissional e Esportes.


“Fez muita coisa pelos comerciários e pelos trabalhadores do próprio sindicato. Ele era um cara conservador, mas muito atuante” disse o diretor ao salientar que Romano rompeu barreiras ao fazer atos históricos em frete ao Carrefour e brigar incansavelmente contra o trabalho aos domingos, com embates memoráveis com Paulo Maluf, prefeito da época.


Segundo Antonio Carlos Duarte, diretor Tesoureiro/Financeiro do Sindicato, Rubens Romano foi o presidente que promoveu uma verdadeira abertura do Sindicato tanto para os próprios trabalhadores quanto em relação ao número de diretores, o que representou um avanço democrático na estrutura da instituição. “Antes dele, o sindicato tinha apenas três ou quatro dirigentes e o Romano abriu mais cargos, o que aumentou a democratização interna”, explicou.


Duarte também lembrou que Romano foi um dos fundadores da Força Sindical, central sindical que iniciou no Clube de Campo do Sindicato, em Cotia e que, foi durante sua gestão, que o Sindicato dos Comerciários passou a prestar atendimento de mamografia. “Romano sempre atuou com generosidade, solidariedade, diálogo, humildade e visão de melhoria para a classe dos trabalhadores. Nos deixou um legado de luta e justiça que levaremos como referência”, completou o dirigente.


Cleonice Caetano Souza, diretora de Assistência Social e Previdência reforçou que foi o sr. Romano quem lhe deu a oportunidade de entrar no sindicato. “Ele foi e sempre será muito importante na minha vida, minha gratidão a ele será eterna pois se me tornei a profissional que sinto que sou foi graças a oportunidade que ele me deu”.


“Ele, o presidente que sempre se importou com os funcionários, que deu muita oportunidade a quem quisesse ter deixará muita saudade para mim e para muitos,” explicou Cleonice.


“O Romano era um cidadão da zona leste, da Mooca, onde também morei. Ele foi uma sucessão do sr. Sylvio de Vasconcellos, que era uma linha mais conservadora”, disse José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato.


Gonzaga recordou a trajetória de Romano, reforçando os avanços que a categoria teve ao longo de sua gestão e como Rubens era extraordinário como pessoa. “Atendia todo mundo, pensava muito no sindicato e nos companheiros, não deixando ninguém na mão”.


Muitas foram as declarações de carinho e afeto de todos que tiveram a honra e alegria de conviver com Rubens Romano, veja abaixo:


Ricardo Patah – presidente do Sindicato dos Comerciários de SP

Tive uma relação muito longa com o Romano, para ser mais exato desde 1980, tempo que pudemos ter um convívio fantástico e momentos realmente gratificantes. Ele era um companheiro incrível e muito leal. Com um grande coração ajudou muitas pessoas no período em que presidiu o Sindicato. Para o movimento sindical foi um dos fundadores da Força Sindical, em 1991 e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em 2007, além de ser o precursor das negociações sobre cotas para negros nas empresas privadas, o que conseguimos ter sucesso somente em 2004, com a Camisaria Colombo e já sobre minha gestão. Rubens Romano deixa um legado grandioso para todos nós e seu falecimento, incontestavelmente, é uma grande perda tanto para a categoria comerciária, quanto para o movimento sindical em geral.


Marcos Afonso Oliveira - Diretor do Departamento Jurídico

Rubens Romano foi um divisor de águas para o Sindicato, pois sua administração aconteceu justamente num período de redemocratização do País, além disso, estavam surgindo as tecnologias que promoveram uma verdadeira revolução social. Em sua gestão, no que se refere aos direitos da categoria tivemos avanços significativos tanto no conjunto das cláusulas sociais quanto econômicas, o que consolidou os comerciários de São Paulo como o principal e maior Sindicato dos Empregados do Comércio do País.


Edson Ramos – secretário Geral do Sindicato

Falar do amigo e companheiro Romano é, externar o mais puro e verdadeiro sentimento de que eu possa definir. Minha relação, com ele, é de ‘GRATIDÃO‘ eterna a uma pessoa que nunca levantou uma só palavra ou gesto para demonstrar indignação para com quem o difamou ou tentou desconstruir uma vida norteada de princípios e valores morais. Só quem conheceu e, principalmente, conviveu com ele pode externar o que sinto. Romano, nunca medi meu grau de amizade pelo time que você torceu, nem pela religião de você foi adepto, mas sim pela sua generosidade e pelo seu caráter, obrigado por você ter a mim como seu amigo.


Luiz Carlos Motta - deputado Federal e presidente da Fecomerciáios

Rubens Romano será uma eterna referência no sindicalismo comerciário paulista. Seu legado significa melhorias nas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores e das trabalhadoras que liderou com grandeza e sabedoria. Dirigente sindical visionário, o saudoso companheiro Romano sempre se revelou como um dos alicerces do nosso elenco federativo e fez desta sua incansável disposição para o trabalho uma escola para todos nós que, desde o dia 21 de abril, estamos com os nossos corações enlutados, mas movidos pela certeza de que os seus ensinamentos hão de estar conosco em todas as nossas ações para obtermos grandes e novas conquistas para a categoria comerciária que, sem dúvida, é  imensamente grata pela forte representação que teve de Rubens Romano!