09 de Agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas

09/08/2022


Nesta terça-feira (09), é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data, instituída em 1994, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, tem a finalidade de conscientizar sobre os direitos e a inclusão social dos povos indígenas na sociedade.

Além disso, quando a data propõe garantir a preservação da cultura tradicional dos povos indígenas como patrimônio imaterial e fundamental para a construção das sociedades.

Para a União Geral dos Trabalhadores (UGT), nesta data é preciso que haja também o fortalecimento do seu papel de reflexão sobre tudo o que vem acontecendo na área ambiental e que, por consequência, atinge diretamente os povos indígenas, principalmente os povos isolados do Brasil.

A desastrosa política ambiental adotada pelo Brasil, nos últimos anos, vem colocando em risco o ecossistema nacional e, quando a degradação promovida pela ação humana está em descontrole, como vem ocorrendo atualmente, é inevitável que as pessoas que vivem nas florestas também sofram suas consequências.

“Hoje não é só um dia de comemoração, precisamos refletir sobre tudo o que está acontecendo com nosso meio ambiente e que atinge diretamente os povos indígenas”, explicou Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.