Projeto Brasil em 200 nomes é lançado na Câmara Municipal de SP

15/08/2022


Nesta segunda-feira (15) aconteceu, na Câmara Municipal de SP, o lançamento do Projeto Brasil 200 nomes, uma iniciativa do movimento sindical em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil

O projeto, que reúne nomes de juristas, sindicalistas, artistas, religiosos, jornalistas, jogadores de futebol, políticos, militares, entre tantos outros buscou celebrar o bicentenário da independência do Brasil enaltecendo pessoas que contribuíram na vida dos trabalhadores.

Canindé Pegado, secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT) representou a central no evento e ressaltou que este projeto construiu uma unidade de ação em torno de 200 nomes que contribuíram para a construção social do Brasil. “Hoje estamos homenageando pessoas que passei a ter uma convivência duradoura e que fizeram um grande transformação na nossa vida”, disse.

“Pessoas como Clodesmidt Riani, o grande Tenorinho, Joaquinzão, Audálio Dantas, que tive contato na vida acadêmica, o meu amigo Rubens Romano, dos Comerciários de SP, Hugo Perez, José Ibrahim, Wagner Gomes e tantos outros que poderiam ser mencionados aqui”, disse 

Segundo Pegado, este registro da memoria sindical talvez seja o mais interessante trabalho de unidade de ação com as centrais sindicais brasileiras, pois reforça identificar esses 200 nomes mostra que o movimento sindical tem os mesmos pensamentos e as mesmas trajetórias, não existe o divisionismo, como nós fossemos pedaços de um movimento sindical, isso não existe.

Edson Ramos, secretário Geral do Sindicato dos Comerciários de SP foi um dos convidados para fazer a leitura dos nomes dos 200 homenageados, reunindo trabalhadores e sindicalistas que lotaram o salão nobre da Câmara.

A apresentação musical ficou a cargo da Corporação Musical Operária da Lapa, fundada oficialmente em 1914, porém sua origem remonta a 1881.

Para acompanhar o projeto basta acessar o site do Centro de Memória Sindical (https://memoriasindical.com.br/)