Sindicato dos Comerciários de São Paulo promove nova edição do mutirão de empregos

03/04/2025



O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou no dia 3 de abril mais uma edição do mutirão de empregos, reuniu 12 empresas com mais de 700 vagas, incluindo oportunidades temporárias. A ação aconteceu na sede da entidade, localizada na Rua Formosa, 99.

As vagas abrangiam diversas áreas com: supermercados, lojas, portaria, segurança, controle de acesso, restaurantes e limpeza. A iniciativa reforça o compromisso do sindicato em promover inclusão social e geração de renda, conectando trabalhadores ao mercado.

Cleonice Caetano, Diretora de Assistência Social e Previdência do sindicato, destacou os desafios no preenchimento das vagas devido a fatores como: baixos salários e jornadas excessivas. “A maior dificuldade é a escala 6x1. Essa jornada afasta as pessoas de sua vida social, da família, da educação e da saúde. Acreditamos que a escala 5x2 pode oferecer mais qualidade de vida. As pessoas querem ter vida”, disse.

Outro fator a ser destacado é o nível de escolaridade, que faz com que os (as) candidatos (as) busquem trabalho nas suas respectivas áreas. De acordo com o IBGE, 18,4% da população brasileira possui ensino superior completo, um avanço significativo em comparação com os 6,8% registrados nos últimos 20 anos, apesar da melhora nos índices, o país não chega à metade de formados quando comparado aos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), onde a média é de 63%. 

No caso de quem está procurando uma colocação em vagas que não exigem uma qualificação maior, mutirões como este oferecem aos candidatos a chance de participar de processos seletivos de diversas empresas em um único dia, economizando tempo e dinheiro, e ampliando o acesso às oportunidades.

Leia Santos, desempregada há dois meses, contou que soube do mutirão por meio de um amigo e manifestou otimismo: “Decidi vir cedo ao evento assim que soube do mutirão. Ter acesso a várias empresas em um só lugar vai me ajudar muito a economizar na passagem. Acredito que vou sair daqui empregada.”

Apesar de o Brasil contar com 39,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o índice de desemprego terminou o primeiro trimestre em alta, chegando a 6,8%, conforme informações divulgadas pelo IBGE. Nesse contexto, iniciativas como o mutirão ganham relevância ao trazer esperança para quem busca uma colocação.